24/03/2011

“DETERMINAR” FAZ PARTE DA FÉ CRISTÃ OU SERIA FEITIÇARIA EVANGÉLICA?



O missionário R. R. Soares é sem duvida o maior divulgador do ensino de orar “determinando”. Ele aprendeu este ensino de Kenneth Hagin, embora, que o próprio Hagin não ensinasse os cristãos a orar desta maneira, mas seus livros ensinam “que há um poder nas palavras” decretadas por um cristão. O “determinar” propriamente dito, foi uma adequação dos ensinos de Hagin. Depois do ensino de orar determinando, veio a verbalização que ficou muito famosa entre as igrejas cristãs, que foi o uso do verbete – Profetize (Para saber mais, veja o artigo – Profetize como o mundo).

É fato incontestável que o fundador da igreja da Graça (nome antigo - Igreja Internacional da Graça) aprendeu este ensino de Hagin, e este aprendeu de W.E.Kenyon, como verificado nesta declaração:

Fiquei atônico ao perceber quão pouca matéria impressa existe a respeito deste assunto. O único livro bom que achei, dedicado inteiramente ao assunto, é o de E.W. Kenyon: The Wonderful Name of Jesus (o maravilhoso Nome de Jesus). Aconselho você a adquirir um exemplar deste livro. É conhecimento pela revelação. É a Palavra de Deus.....Foi só em 1950 que fiquei conhecendo os seus livros. Um irmão no Senhor me perguntou: “Você já leu uns escritos do Dr. Kenyon”” Respondi: “Nunca ouvi falar dele”. Disse ele: “Você prega a cura e a fé exatamente como ele o faz”. Deu-me alguns dos livros de Kenyon. Realmente ele pregava a fé e a cura exatamente como eu faço.

As pessoas talvez não façam idéia daquilo que estão falando ao dizê-lo, mas quando dizem: “Não acredito em confissão”, é a mesma coisa que dizer: “Não acredito no cristianismo”.

Kenneth Hagin, o pai da Confissão Positiva e da Teologia da Prosperidade , deixou um legado de heresias de perdição e ensinos pagãos disfarçados de cristianismo. Há alguns vídeos na rede mundial que podem ser acessados (You tube) testificando algumas atitudes esdrúxulas que Hagin praticou em vida entre as igrejas norte-americanas. Entretanto seus ensinos são repetidos e ensinados por milhares de líderes cristãos em todo o mundo, sem ser questionados.

Aqueles que praticam o ensino de “determinar” em suas orações geralmente usam os textos de Jó 22.28; I RS 17.15 de uma maneira indevida. As regras de interpretação bíblica são ignoradas, a hermenêutica e a interpretação das Escrituras, menosprezadas e o uso destas duas passagens do Antigo Testamento são as únicas passagens que dispõem para sua arbitraria interpretação. Não se pode fazer uso de duas passagens do Antigo Testamento e formular uma doutrina para a igreja cristã em nossos dias. O mesmo erro foi cometido por Bruce WilKinson ao escrever – A oração de Jabez – que faz de uma simples oração do Antigo Testamento um ensino para a igreja cristã. Wilkinson que no passado escrevera boas obras como – Toque a Trombeta em Sião - e sempre se mostrara portador de uma teologia bíblica, surpreende ao escrever uma obra tão controvertida como o livro – A oração de Jabez. Wilkinson declara em seu livro:

“Se você me perguntasse qual foi a frase que mais mexeu com a minha vida, eu diria que, depois da oração que fiz quando fui salvo, o clamor de um arrematador chamado Jabez – lembrado não pelo que fez, mas pela forma como orou e o que aconteceu depois – foi algo revolucionário para mim.”

Bruce Wilkinson formula um denso ensino através de dois versículos do Antigo Testamento (1 Crônicas 4.9,10), que foi uma catástrofe teológica em sua carreira. O mesmo erro interpretativo é cometido por Kenneth Hagin e os seus discípulos, como R.R. Soares que usam duas passagens dos Antigo Testamento e fazem destes versículos, um ensino para a igreja cristã.

O missionário R. R. Soares no CD “O juiz injusto”, se contradiz quando afirma que o juiz injusto seria o próprio Deus, e assim você deveria orar a Ele para obter sua vitória (50:00 minutos). Dentre algumas interpretações capciosas o expositor diz que em João 14.13 o verbo grego que é exposto ali é “aiteo” e que a tradução do texto seria a palavra “determinar”.

R.R. Soares por ignorância, acredito assim, faz uso indevido do verbo “aiteo” que não pode ser traduzido por “determinar”, mas sim “pedir, rogar, suplicar”. A palavra “determinar” é desconhecida pelos autores do Novo testamento quando o assunto é oração. Existe uma palavra no grego especifica para “determinar” que seria a palavra “parallego”.

O mais preocupante desta teologia de R.R.Soares é que ele afirma no CD (48:00) que os cristãos não devem determinar à Deus, mas que o crente deve “determinar” ao Diabo, para que sua benção não seja “impedida”: “Vá ao diabo e exigia que ele se retire”. Existe neste ensino algo muito serio, ou seja, não devemos ir a Deus mas ao Diabo usando assim uma palavra mágica chamada – Determine – e assim determinar que ele se retire de nossas bênçãos.

Eu acredito que é melhor orarmos somente a Jesus e pedir a sua proteção do Diabo, e assim fazendo o Senhor tem poder para nos livrar das astutas ciladas do adversário de nossas almas (Mc14.38). .

Pelo que foi exposto neste artigo, podemos concluir que de fato, orar determinando, não é correto, bíblico e nem apostólico, portanto, é um ensino que mais se parece com práticas da feitiçaria do que propriamente cristianismo.

O autor deste artigo possui em sua biblioteca o CD “O juiz injusto” de R.R. Soares; para quem quiser comprovar tais declarações perigosas que são expostas pelo missionário R.R.Soares, ou poderá conseguir o CD na própria denominação citada.

11 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

A exposição apresentada sobre o assunto foi um pouco superficial (determinar), logo poderia ter maior profundidade do assunto no contexto bíblico. Gostaria de ver o artigo, mas voltado para os detalhes bíblicos para assim tiramos uma conclusão se é certo ou errado determinar em nome de Jesus. Marcos 16: 16-18 Jesus diz : Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: EM MEU NOME EXPULSARÃO OS demônios; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS; PEGARÃO NAS SERPENTES; e, se beberem alguma coisa mortífera, NÃO LHES FARÁ DANO ALGUM; E PORÃO AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS, E OS CURARÃO.

"Pensadores" aprenderam em algum lugar as palavras "capcioso" e "hermeneutica", mas não aprenderam o básico da Bíblia: NÃO PECAR: não porfiar, invejar e falar mal de um ungido por Deus que salva bilhões?
Tenho pena de vocês e a inveja que tem do RR Soares.
Vou orar por vocês e o demônio em suas vidas. Prova disso é a inveja e o falar mal dos outros.

Percebeu como você tem inveja do RR? Do tanto que tem inveja de ele estar sendo usado por Deus, numa revelação que teve ao ler um livro (não importa nem se fosse de um ímpio), e está salvando bilhares de almas pra Jesus? Aprendeu palavras como “capciosas” e “hermenêutica” em algum lugar, e, o mais básico que é NÃO PECAR, INVEJAR, PORFIAR não aprendeu? Tenho pena de você e vou orar pela sua conversão e que o demônio largue sua vida!

ao invés de ficar perdendo seu tempo criticando o rr soares, vai ganhar almas pra JESUS CRISTO, por que é isso que verdadeiramente importa.

No contexto da Biblía,fica claro que Deus determina a sua vontade,que é justa,boa e lógico perfeita.
Os profetas do antigo testamento obedeceram ordens de Deus, pois estavam na presença de Deus, em Tiago 5:17, fica evidente a oração do profeta citada como exemplo no novo testamento,basta ler a oração no antigo testamento em 1 Reis 17:01,teríamos muito que aprendermos uns com os outros,porém não existe muito espaço para isso,mas quero terminar dizendo que Deus determina para o homem a sua vontade, e o homem transmite a quem Deus ordenou,nunca pode o homem determinar a sua vontade para Deus,ou ter a presunção de se apossar dos poderes divinos para determinar a sua vontade.E é o que tem acontecido, lembrando que a linguagem divina é universal e foge das limitações do Grego,Latim,Aramaico,a soberania Divina não pode ser contestada pelos sábios deste mundo.

Realmente, confirma-se q a bíblia é formada por um emaranhado de escritos, muitos desconexos e sem contexto, q são interpretados em disparate, 'ao gosto do freguês'! Tb ela foi escrita por MÃOS HUMANAS e é nisso q dá.... PESQUISEM "63 CONTRADIÇÕES DA BIBLIA" e tambem "CONTRADIÇÕES NA BIBLIA". Parece até um livro de 'contos de fada', pois cada qual interpreta esse 'livro' à sua maneira e quem é inteligente, só pode duvidar disso!!

3. DEUS SE ARREPENDE?

Não?

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa.” Números 23:19

Ou sim?

“"Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo." Êxodo 32:14

É comum os crentes dizerem que Deus se arrepende sim. Tudo bem, isso responde a pergunta, mas não esclarece a contradição, que de um lado diz que sim e de outro diz que não. Além do mais, um Deus que é perfeito nunca erra, por isso não tem o direito de se arrepender.

4. SOMOS PUNIDOS PELOS PECADOS DE NOSSOS PAIS?

Não?

"...O filho não levará a iniqüidade do pai..." Ezequiel 18:20

Ou sim?

"Porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." (repetido em Deuteronômio 5:9) Êxodo 20:5

5. DEUS É BOM?

“Deus é bom para todos..." Salmos 145:9

Ou mal?

"Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o SENHOR, faço todas estas cousas." Isaias 45:7

6.QUANTOS ANJOS HAVIAM NO TÚMULO DE JESUS?

Um?

“Eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, chegou removendo a pedra e sentou-se sobre ela” Mateus 28:2

“E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestindo uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas.” Marcos 16:5

Dois?

“ E acharam a pedra do sepulcro removida...E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecente.” Lucas 24:2,4

“e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus...” João 20:12

VOU DIZER UMA PEQUENA PASSAGEM QUE NÃO CLASSIFICO COM CONTRADIÇÃO MAS COMO UMA FALHA< VOCÊS LEMBRAM QUE DEUS CRIOU ADÃO E EVA> E TIVERAM COMO FILHOS CAIM E ABEL> CAIM MATOU ABEL POR CAUSA DE UMA OFERTA QUE ABEL FOI MELHOR PARA COM DEUS> DEPOIS DE ALGUM TEMPO FALA QUE CAIM FOI PARA A TERRA DE NODE AO ORIENTE DO ÉDEN E LÁ CONHECEU SUA MULHER. MAS DÁ ONDE SAIU ESSA MULHER? ERA IRMÃ DELE?? mFALHA GRITANTE DA 'bíblia' ISSO SIM!!!!!!!!!!!!

NÃO MEU CARO, NÃ EXISTE CONTRADIÇÃO EM RELAÇÃO A CAIM POIS VAMOS COLOCAR DA SEGUINTE FORMA: SUPONHAMOS QUE VC VIVA 800 ANOS, SENDO QUE SEU PAI (ASSIM COMO ADÃO NA BIBLIA) TENHA TIDO FILHOS E FILHAS. EM 800 ANOS ESTAS FILHAS E FILHOS TIVERAM FILHAS E FILHOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE. E MAIS EM 800 ANOS, ALÉM DE SE MULTIPLICAREM SE ESPALHARAM. PORTANTO MEU CARO A POSSIBILIDADE DE VC SE ENAMORAR COM ALGUMA DESCENDENTE SUA É MUITO NORMAL E POSSIVEL!! DEU PRA ENTENDER OU QUER QUE EU DESENHE. JESUS TE AMA A PAZ DE JESUS!

O que é a Bíblia ?

A Bíblia é a reunião deste conjunto ordenado de palavras da língua hebraica (incluindo alguns trechos em aramaico) com este conjunto ordenado de palavras da língua grega. Nada que existe noutras línguas é a Bíblia. O que existe noutras línguas (português, inglês, chinês) são traduções, todas feitas séculos depois de a Bíblia ter sido concluída. Por conseguinte, a Bíblia não é, por exemplo, a Vulgata, nem a tradução de João Ferreira de Almeida, nem a Versão Rei Jaime. Estas obras – muito valiosas, sem dúvida – são traduções. A Bíblia ficou completa no fim do 1º século da nossa Era.

A Bíblia não é um livro. Já existia antes de haver livros. Não se deve confundir a Bíblia (o conjunto ordenado de palavras) com o suporte em que se encontra a Bíblia ou parte dela. Tal suporte pode ser pedra, argila, papiro, velino, papel, tela de computador ou de celular, uma fita magnética, um disco, um arquivo mp3, ou, além de mais coisas, o cérebro humano (pois há pessoas que sabem a Bíblia de cor). A Bíblia é incorpórea e, por isso, incorruptível. Em contraste com ela, os suportes em que a Bíblia se materializa ou se acha documentada são todos perecíveis.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites