20/01/2011

“SE VOCÊ CONTINUAR SENDO IGNORANTE EU NÃO SEREI MAIS SEU AMIGO” Mike Murdock


parte 2

O título deste artigo é uma das citações de Murdock: “ Se você continuar sendo ignorante eu não serei mais seu amigo”. A segunda parte deste artigo tem por objetivo apresentar mais frutos de Mike Murdock, que são as suas pregações. Estariam elas fundamentadas na verdade do Evangelho de Cristo ou são heresias de perdição? (Gal. 1.11; Ef 4.14; 2 Co. 2.17,4.1,2; 11.4; 1Tm. 6.3-5; 2 Tm. 2.18,3.13; Tt 1.11).

A mensagem pregada por Mike Murdock que está sendo analisada, é a do dia 17/03/09 – terça a noite- na Sede das Assembléias de Deus do Brás – SP, que tem por titulo: As 7 coisas mais importantes na vida.

Quando Mike Murdock refere-se a milagres lembra de Benny Hinn (1.23.58 -1.24.00) como um referencial, infelizmente, um péssimo referencial. E passa vários minutos apresentando seus livros e preços de seu material (1.25.50 -1.27.00).

REFUTAÇÃO: Não é preciso dizer que Benny Hinn é um dos maiores falsos mestres das ultimas décadas. Existem provas irrefragáveis contra ele, e suas declarações parecem sair de um manicômio. Qualquer pessoa pode acessar vídeos no You Tube e descobrir quem é Benny Hinn. Mas Murdock o aprecia, afinal, ele e Benny Hinn são filhos espirituais Kenneth E. Hagin, um dos maiores idealizadores da herética teologia da prosperidade.

Murdock afirma que gosta de carros novos, casas novas, pois afinal até mesmo Deus diz; “Eu farei uma coisa nova” (1:40.13)

REFUTAÇÃO: Quando Murdock diz gostar de carros novos e casas novas, eu pergunto? Quem não gosta destas coisas? Se todas as pessoas pudessem teriam carros novos, assim como casas novas. Não há nada de errado conseguir patrimônios através de seu trabalho, agora se tratando de espiritualidade, é muito errado conseguir estas coisas através de mentiras, e o pior usando a Bíblia Sagrada. O patrimônio que Mike Murdock conseguiu, certamente em muito foram através da Confissão Positiva e da Teologia da Prosperidade. A passagem bíblica que ele faz uso, seja ela (Ap. 21.5), não está se referindo à bênçãos financeiras, mas as novidades espirituais que Deus fará aos santos no final de todas as coisas.

Observe as afirmações de Murdock: “Deus não responde a tua dor, Deus nunca respondeu a dor e a necessidade de alguém, Deus só reage a fé” 1.44.18
1.46.01 “Deus não vai responder as tuas lágrimas, Deus nunca respondeu a dor, Ele conhece a dor, mas Ele – só reage a fé” 1:47.00

REFUTAÇÃO: Os pregadores da Confissão Positiva fazem inúmeras declarações antagônicas a fé cristã. Constantemente suas declarações e ensinos trazem mais erros do que edificação ao corpo de Cristo. Estamos diante de mais declarações anti-cristãs de Murdock. Como alguém que se diz ser um ministro de Deus pode fazer tais afirmações de que Deus não ouve o doente, o necessitado, mas só reage a fé? A fé que é ensinada pelos pregadores da Confissão Positiva é uma magia, pois afirmam que até Deus tem fé.
A fé é confiança no Criador e não serve como uma força mística somente para pedir vitórias a Deus, mas o motivo principal da fé á a comunhão do homem com seu Criador, adorando-o em espírito e em verdade (Jo 4.24). Deus é amor e misericórdia e está interessado sim, no pobre, no enfermo, no aflito, e embora Ele se agrade daquele que tem fé (Rm 4.5), existem muitos histórias de pessoas não cristãs que foram alcançadas pela misericórdia do Deus da Bíblia. O Senhor Jesus Cristo se agrada daqueles que o buscam com fé, mas também é verdade que a sua misericórdia alcança os que tem pouca fé também. Se Jesus deixasse de realizar obras toda vez que observasse “pouca fé”, Ele não teria feito inúmeras obras maravilhosas ( Mt 8.10; Mt 14.31; Mc 4.40; Lc 17.5 ).

Mike Murdock afirma que honrar a Deus é dar o dízimo (1.51.48 -1:52.46). Além de afirmar que existe na Bíblia a lei do semear e colher (2.04.00). Ele ensina que a passagem de Marcos 10.29 é uma lei de receber cem vezes mais em tudo o que você fizer (2.10.50 - 2.14.15). Murdock declara que: “Eu estou em sociedade com Deus, esperando minha colheita” (2.15.00 - 2.15.45).
E afirma:
“Quero 66 pessoas para receber a unção financeira, uma oferta de mil reais, venha” (2.26.00 - 2.31.34).

“Embrulhe a sua fé na sua semente” 2.32.00 - 2.32.49
“Eu passo de filho a sócio”

E o tradutor de Mike Murdock conclue:
“Podem semear, quem tiver 100 reais pode fazer sua oferta também e quem tiver cheque pré-datado será aceito” (2.33-54).

REFUTAÇÃO: Certamente que a prática do dizimo pode ser uma forma de honrar a Deus, mas sem usar a passagem de Malaquias 3.8-12, por favor! Existem varias formas de honrar a Deus. Uma delas seria a pregação genuína da verdade, e a cada vez que ensinamos o evangelho verdadeiro o estamos honrando a Deus( Mc 7.7). A questão da lei da semeadura ensinada pela Bíblia, nada tem a ver com os ensinos de prosperidade ensinados por Murdock e os profetas da prosperidade. No ano de 2010 apresentei uma monografia para o meu bacharelado em Teologia, e na ocasião tive que fazer um estudo sobre esta passagem bíblica, confrontando a interpretação dos pregadores da fé. A conclusão foi obvia, esta passagem não tem nada a ver com promessas financeiras:
Existem muitas passagens do Antigo Testamento assim como o Novo Testamento que são interpretadas de uma maneira indevida pela Confissão Positiva. Investigaremos nesta pesquisa quatro passagens do Novo Testamento mais usadas pela teologia da Confissão Positiva em igrejas brasileiras nesta década, são elas:
Marcos 10.28-31 – “ Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”. ( Bíblia NVI).

Estamos diante de uma das passagens mais citadas pelos adeptos da Confissão positiva. Dizem – “Cem vezes tanto” - é a argumentação usada para um retorno financeiro, dizem os mestres da fé. Antes da Confissão Positiva existir não havia outra interpretação para a passagem de Mc 10.28.-31, porém os mestres da fé dão um sentido esdrúxulo ao texto Bíblico. A esposa de um dos mestres da fé – Glória Copeland explica a passagem de Marcos 10.28-31 nestes termos:
“Doem uma casa e recebam cem casas, ou o valor duma casa, e recebam o valor de cem casas. Doem um avião e recebam cem vezes mais o valor desse avião. Doem um automóvel e o retorno lhes fornecerá uma vida inteira de carros. Em suma, Marcos 10.31 é um negócio muito bom”.
O texto de Mc 10.28-31 é constantemente citado pelos mestres da fé para arrecadarem dinheiro, assim como foi usado em uma convenção promovida por Morris Cerullo, em Abba, na Nigéria, nos anos 90, onde Cerullo precisou pedir para os cristãos evangélicos daquele continente que parassem de fazerem doações. Tamanho engano é relatado por Hanegraaff:
Após dizer aos líderes nigerianos, durante a reunião de Cerullo, que ganhariam cem vezes mais, em relação a qualquer coisa que dessem como oferta, Avanzini ordenou que passassem uma pequena coleção de tigelas ao redor do salão. Antes das tigelas chegarem ao fim da primeira fileira, já estavam cheias. Imediatamente foram trazidas fronhas para recolher o resto das ofertas. Mas nem isso foi suficiente. Mas agora a multidão estava frenética. De fato, conforme Avanzini o expressou: “O dinheiro estava caindo para fora do tablado”. Finalmente, as doações chegaram a um extremo tão grande que o próprio Cerullo precisou pôr-se de pé e gritar: “Parem com as doações! Parem com as doações!”.

Mas quando investigamos a passagem de Mc 10.28-31, devemos partir do verso 17 para uma melhor compreensão da passagem e entender o porquê Jesus finaliza sua exposição dizendo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico nos céus. A problemática de se ter posses e ser rico, não seria o dinheiro em si, mas o coração humano que se prende nestas coisas e faz delas –ídolos – que competem com o amor ao Deus verdadeiro. Dewey M. Mulholland explica se as palavras de Jesus são literais ou simbólicas:
Explicações do tipo que diz que o “fundo de uma agulha”referia-se à uma porta nos muros de Jerusalém não têm qualquer fundamento. Isso, até mesmo, contradiz o que Jesus diz aqui: entrar no reino de Deus é mais do que difícil, é impossível à parte do agir miraculoso de Deus. O chamado “evangelho da prosperidade” tenta equiparar melhoria econômica com espiritualidade. Mas isso é outra contradição ao ensino de Jesus.

A passagem de Mc 10.28-31 é mutilada pelos mestres da fé, pois omitem a sua verdadeira interpretação, quando deixam de ler o capítulo inteiro dando outro sentido ao texto. Eles não lêem o versículo 30 que fala de perseguições, não comentam o que Jesus disse sobre a entrada dos ricos no céu e deixam de explicar o verdadeiro sentido do texto. A passagem não está se referindo em investimento financeiro e sim o perigo das riquezas serem um impedimento a verdadeira adoração a Deus. A multiplicação referida em Marcos 10.30 é espiritual e não física, metafórica e não literal.
O mais interessante é que quando realizamos uma pesquisa factual descobrimos que o próprio Kenneth Hagin que foi o responsável por inúmeros desvios interpretativos da Palavra de Deus, admite que muitos (dos seus discípulos) torcem o texto de Mc 10.28-31 e trazem um sentido equivocado da verdadeira interpretação da passagem. Hagin em sua última obra que escreveu antes de sua morte, comenta sobre esta passagem tão manipulada pelos mestres da fé:
Perceba que não há, nessa passagem, algo a respeito de dízimos e ofertas. O contexto refere-se a pessoas que cumpriram completamente o chamado do senhor e fizeram disso uma prioridade na vida, deixando para trás seus bens formais, posses, famílias e estilos de vida (ver também Mateus 19.27-29 e Lucas 18.28-30) (...) Será que Jesus prometera literalmente aos discípulos que receberiam exatamente cem vezes de tudo o que deixaram para trás, ou seja, cem irmãos ou irmãs para cada um deixado em casa, cem pais e mães ou esposas e filhos? Ao estudar a vida dos discípulos, não encontramos registro algum de que eles tenham adquirido alguma dessas posses – exceto perseguições.
O próprio Hagin admite que no passado ensinava que a passagem de Mc 10.28-31 falava sobre um retorno de “cem por cem”, mas que devido uma outra “revelação” abandonara tal ensino. Mais uma vez não foi pela Bíblia que Hagin descobriu que estava equivocado, mas descobriu o verdadeiro sentido da passagem por uma voz que lhe dizia: “ Não há quem tenha recebido um retorno de cem vezes por tudo o que dera”. Hagin ignorou o que sempre ensinou a Teologia Clássica, ou seja, não há promessas financeiras na Bíblia, mesmo que tenhamos uma vida integra, qualquer tentativa de tentar equiparar melhoria econômica com espiritualidade, é uma falácia. Não precisamos de revelações para aquilo que está escrito na Palavra de Deus, mas ao contrário, Hagin prefere suas revelações de um deus imaginário, ou melhor o deus da Confissão Positiva. Hagin demorou demais para se pronunciar à um dos erros mais cometidos pelos seus filhos na fé, afinal os seus discípulos estão milionários através de heresias de perdição (2 Pd. 3.16). Hagin tenta se justificar quando se explica em, O Toque de Midas:
Então, por que alguns pregadores ensinam isso? Bem, ministros são apenas humanos, como todos nós. Às vezes cometemos erros (...) Há muitos anos, cometi um erro com o conceito do retorno de cem por um. Apeguei-me ao que os outros diziam e comecei a dizer também. (...) Algo não estava muito certo, mas não podia mexer com esse assunto.

Hagin não explica o por quê não pôde impedir os seus discípulos de continuarem a fazerem interpretações falsas de passagens Bíblicas, fato este injustificável para uma pessoa que se diz pastor e que permite suas ovelhas sofrerem toda sorte de abusos em nome da fé. Hagin não devolveu o dinheiro as pessoas que lesou e sua justificativa entra em contradição com sua vida ministerial. Na verdade Mc 10.28-31 era e ainda é um texto favorito para conseguir ofertas de uma maneira manipulativa pelos mestres da fé.

REFUTAÇÃO: Concluímos assim que a passagem de Marcos 10.28-31 não tem nada a ver com “leis espirituais da prosperidade”, ensinada por Murdock e os profetas da fé. Suas declarações e ensinos são heresias que fomentam cisões entre as igrejas cristãs, seus ensinos de que ele é um sócio de Deus e que espera uma grande colheita contradizem a Bíblia Sagrada, que ele afirma acreditar (Pv 30.8; Mt 6.19-21; 7.13-15; Mc 4.19; Lc 12.13-21; Jo 14.27; Fl 4.12; I Cor 15.19; Tg 5.1-6; 2 Pd 2.1-3,13-15; Ap. 3.17).

O interprete de Mike Murdock pede: “Quero 66 pessoas para receber a unção financeira, uma oferta de mil reais, venha” (2.26.00 - 2.31.34).
E Mike declara: “Embrulhe a sua fé na sua semente” (2.32.00 - 2.32.49)

REFUTAÇÃO FINAL: As ofertas de Mike Murdock de mil reais não deram muito certo naquele culto, ele havia pedido para 66 pessoas virem a frente para receberem “a unção financeira”, mas não tinham mais que 15 pessoas na frente do púlpito. Então muito estrategicamente o seu interprete, sem sua autorização diminuiu a oferta para mais perto da realidade brasileira, ou seja, R$ 100,00, pode ser a oferta da unção ou mesmo um cheque pré-datado, resolve, para você ter a benção financeira em sua vida.

De fato como disse Murdock – “Embrulhe a sua fé na sua semente” é uma verdadeira embrulhada doar dinheiro para seu ministério, e sabe de uma coisa, a ignorância e esperteza dele faz com que todo o povo de Deus não deveria ser mais amigo dele, como ele mesmo ensinou, afinal ser ignorante não é ser mais seu amigo:

“SE VOCÊ CONTINUAR SENDO IGNORANTE EU NÃO SEREI MAIS SEU AMIGO” Mike Murdock

4 comentários:

Paz do Senhor JESUS varão.Amado irmão concordo com voçe que o mike murdock fala muito sobre dinheiro como se dar bem na parte financeiramente, hoje to lendo um livro dele chamado sabedoria para vencer,fala bastante de sucesso,prosperidade,como se dar bem financiramente. Mas me fala irmão qual desses pregadores de que tem programa de televisão não falam de dinheiro para sustentar o programa e a eles? Gosto muito da PREGAÇÃO do pastor silas malafaia, percebo que ele conheçe bem a biblia mas quando acaba a mensagem ele fala no programa sobre seus produtos, e pede ajuda para o ministério da igreja vitória em cristo então varão hoje eu sou assim as coisas que eu escuto e me serve eu guardo pra mim as que não me servem eu jogo fora.este livro do mike murdock tem coisas boas e tem coisas que não acho boas. então irmão não cabe a mim julgar estes homens por que só JESUS não pecou cabe a mim pedir ao Senhor que ele venha abri meus olhos espirituais e entender oque a biblia nos relata. pois eu tenho uns livros do pastor silas malafaia e alguns são na minha opinião ótimos e outros eu ja não gostei tanto pois nesses livros ele usa versículos da biblia e a visão dele tambem. então amado irmão só JESUS pra ilumina nossos caminhos e nos mostra a direção certa....mais deixo bem claro que concordo com irmão e muitas coisas sobre o mike murdock. que DEUS te abençoe e te acressente mais sabedoria e vontade de aprender sobre ELE....email> ssergio.rodriguess@gmail.com

Seria uma grande alegria e o mundp ficaria satisfeito, se os homens de Deus gastasem o seu tempo e o seu conhecimento en estender a mao e nao para criticar quem estende a mao, falam de ministros como Mike Murdok, mas os frutos falam por si mesmos, eu mesmo, dou gracas a Deus por a vida dele, pois seguindo seus conselhos minha vida foi transformada ddeus o usou para ensinarme muitas ciosas que cuando as pratiquei muitas pessoas foram beneficiadas, isso por que Mikeusou seu potencial en prol de abencoar, infelizmente algums so usam para criticar. Que Deus os perdoe.

Irmaos, me desculpa mas tenho que descordar do que voce estao dizendo, criticando Mike Murdock, Benny Hin, e Kenneth Hagin,quais os frutos destes homens, pra mim sao homens como estes que estao faltando no mindo hoje, pessoas estao perdendo tempo em criticar, ao inves de ganhar almas e serem ousados no que a palavra de Deus diz, lembrem-se, com a mesma medida que julgar, seremos julgados....facam a obra e deixem de criticar....um forte abraco em Cristo....

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites