02/08/2010

OS NOVOS ATEÍSTAS REPRESENTAM UM GRANDE DESAFIO À IGREJA I







Existe deste 1999 um grupo chamado “Sociedade da terra redonda “ (SRT), se declarando ser “uma organização não-governamental Brasileira para defender os Ateus e promover a ciência.” Porém lendo os artigos desta sociedade parece ser mais uma instituição anti-cristã do que cientifica. Veja algumas declarações em suas paginas da Internet:

“Senti a necessidade de parar de aceitar calado no meu canto a montanha de hipocrisias e absurdos impostos pelas religiões e pseudociências, isso sem falar na discriminação que nós ateus e livres-pensadores sofremos.”
“...Deixei de acreditar em Deus assim como deixei de acreditar em papai Noel.”
Leo Vines- presidente da sociedade terra redonda
Na seção dos e mails respondidos lemos:
“ ...somos seres vivos, resultado de um processo de evolução mediante seleção natural. Cabe a cada um de nós dar um sentido e orientação à própria vida. E este sentido COM CERTEZA não inclui servir a um ser imaginário tão idiota e incompetente quanto o deus judaico-cristão.
Palavras de Mozart Hasse – hasse@strbrasil.com.br

“ A razão porque Randi foi escolhido como um dos oradores foi porque ele acredita no pensamento racional e desmascarou muitos padres e evangélicos, disse Ellen”.
Swapna Venugopal

James Randi é um mágico profissional, natural de Toronto, Canadá, porém naturalizou-se norte-americano e estudou historia do iluminismo. Tem uma fundação sociedade que promove o ceticismo e o pensamento critico a “Fundação James Randi”em Fort Lauderdalle – Florida, EUA . Leo Vines é o presidente da sociedade terra redonda que divulga as idéias de James Randi no Brasil. Leo Vines diz que a formação da STR foi inspirada pela banda de rock americana “Bad religion” que se apresentou no Rio de Janeiro em 13/03/99 na antiga casa de espetáculos Metropolitan.

Esta banda de rock tem letras contra as religiões inclusive a cristã onde trazem símbolos anti-cristãos como uma cruz cortada. Mas certamente James Randi é o “grande guru” para a sociedade terra redonda, onde cita seus textos traduzidos para o português . O cético Randi escreveu pelo menos onze livros dentre os quais: Os segredos dos psíquicos, Os curadores da fé, enciclopédia das fraudes, ocultismo e o sobrenatural, Flim-flam, a máscara de Nostradamus, entre outros. Hoje com 73 anos, nunca se casou .

Hoje Randi desafia com um milhão de dólares quem provar que tem poderes paranormais verdadeiros, quantia doada por um empresário americano que doou este dinheiro à fundação para saber se existe alguém no mundo com tais poderes. Em oito anos a Fundação James Randi testou 200 pessoas que alegavam ter poderes paranormais, porém foram todos reprovados nos testes de laboratório, inclusive Uri Geller. No ano de 2002 Thomaz Green Morton , nome que recebeu em homenagem ao médico inglês considerado o pai da anestesia, considerado por alguns como o maior paranormal brasileiro aceitou o desafio de James Randi. Porém no mês de agosto do referido ano , o paranormal “fugiu” do encontro promovido pelo fantástico programa da rede globo de televisão. Certamente Morton sabe que seria desmascarado por Randi que conhece praticamente tudo sobre os truques realizados por ilusionistas ou aqueles que alegam ter poder da mente.

Particularmente acredito que algumas teses de James Randi são bem apreciáveis, embora acredito que o problema principal de suas palestras seria um total ceticismo sobre o mundo espiritual e seu ateísmo, embora seja um direito que lhe confere. Randi é ateu e já ministrou palestras na 25ª Convenção dos ateus americanos, onde participaram 150 ateus. Possuo documentários em vídeos de Randi que considero instrutivos para estudos sobre falsos milagres, pois sabemos que falsários apresentam inúmeras curas em diversas religiões, assim como no meio evangélico. Pregadores carismáticos como Benny Hinn promovem inúmeros falsos milagres em seus livros onde o Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA e outras entidades apologéticas já apresentaram inúmeras provas - antes de James Randi - desmascarando inúmeros falsários e falsos profetas.

Todavia o grande erro de Randi seria acreditar que não existam milagres realizados em nossa época , principalmente entre os cristãos-evangélicos como veremos mais a frente. O ceticismo deve existir, sou a favor que os cristãos sejam mais cautelosos e críticos sobre as revelações que acontecem hoje em nossas igrejas, cuidados principalmente como aqueles que ministram dons espirituais. Os dons espirituais existem para a Igreja nos dias de hoje, são para a Igreja do século XXI porem devemos admitir que há muitas pessoas profetizando o que o Senhor não mandou dizer, e este é um grande perigo para a comunidade cristã, em vez de firmar-se na Palavra da verdade (Mt 7.21-23), depositam suas esperanças em revelações. Sem querer Randi presta um serviço ao cristianismo quando mostra as farsas dos paranormais e espíritas, porém devemos lembrar que não só estas pessoas estão na mira de Randi, ele já desmascarou supostos “pastores” e suas revelações. Um clássico exemplo, seria o de Peter Popov, que também já foi desmascarado por apologistas evangélicos norte americanos.

Havia pessoas com algumas doenças na platéia, faziam-nas descrevê-la, transmitiam isso ao médico espiritual enquanto ele estava no palco e não escutávamos sua esposa dizendo “Vá na fileira 2, Peter, o cara de camisa vermelha na terceira cadeira à direita se chama Bill”. Então Popov descia e dizia “Bil, por que eu estou dizendo Bill? Seu nome é Bill? E ele se entusiasmava. “Você vai dizer ao Dr. Gladstone – qual é o nome de seu médico” “Dr Gladstone.” “ Você contou isso a mim, ou para alguém?” “Não não contei” Mas o que eles não contavam ou não perguntavam era que “... a pessoa tinha preenchido e entregado um formulário, porque lhes tinham pedido isso. Era só um caso de regurgitar a informação de volta, que era transmitida por sua esposa atrás do palco com um transmissor, e ele tinha um aparelhinho de escuta que o permitia escutar tudo isso” Declara James Randi. O que Randi desconhece é que a própria Bíblia que ele menospreza e o Deus de que zomba, apresenta profecias em que inúmeros falsários, falsos profetas e falsos ministros, nos finais dos tempos, estariam entre os ministros da verdade e entre a igreja verdadeira de Cristo (Gal. 1.11; Ef 4.14; 2 Co. 2.17,4.1,2; 11.4; 1Tm. 6.3-5; 2 Tm. 2.18,3.13; Tt 1.11).

Por Marcos Lopez

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites