02/08/2010

Abracadabras evangélicas I




Todo cristão que aceita cegamente as opiniões da maioria e segue, por medo ou timidez, o caminho da conveniência ou da aprovação social torna-se mentalmente e espiritualmente num escravo.” – Martin Luther King, Jr

Rhemas
Determinar
Poder em suas palavras
profetize

No período de Apocalipse 5.8 lemos que as orações dos santos estão guardadas em taças de ouro, e podemos enumerar as bênçãos que seguem os que oram. Por que orar? Quando oramos recebemos muitos benefícios além de nossas respostas às nossas orações. Vejamos algumas das razões por que devemos orar:
1. Porque através da oração temos comunhão com nosso Pai celestial (AP 3.20)
2. Porque a oração glorifica a Deus ( Jo 14.13).
3. Porque a oração nos livra de todas as nossas angústias (Sl 34.6)
4. Porque podemos receber a sabedoria de Deus (Tg 1.5)
5. Porque a oração derrota Satanás (Mt 18.18-20)
6. Porque aumenta a fé ( Tg 5.17,18)
7. Porque a oração traz resultados ( Tg 5.16; Mt 6.10)
8. Porque Jesus orava ( Mc 1.35)[1]

Devemos observar que se tratando de orações, houve uma mudança significativa na maneira como milhões de evangélicos passaram a orar a Deus. Aproximadamente até os anos 70, todos os evangélicos oravam “pedindo a Deus”, diferentemente de hoje devido os falsos ensinos, milhões de cristãos evangélicos são convidados a orar - exigindo de Deus a sua bênção; determinando sua vitoria; exigindo seus direitos - sendo que seus líderes nem se dão conta que ensinando tais ensinos se tornam cegos conduzindo cegos (Mt 15.14).
Porém um verdadeiro servo de Cristo sabe que deve apenas orar “pedindo ao Senhor”, e desta forma se apresentando com respeito e reverência ao seu Deus e Senhor. Não convêm ao servo de Deus orar “determinando”, a partir do momento que descobrimos que quando tratamos do assunto de oração esta palavra não é usada nos escritos originais grego ( parallego).

Palavras mágicas em nosso meio - DETERMINAR

Você que ora constantemente – determinando
- se assemelha aos esotéricos e místicos que procuram através de palavras mágicas agradar a seus deuses. O falecido Kennedy Hagin foi um dos grandes falsos mestres de nosso tempo que ensinou que os cristãos evangélicos precisavam descobrir uma verdade, ou seja, que o cristão é um deus e suas palavras podem se tornar realidade, exigindo, reivindicando e determinando de Deus, suas vontades afinal você é um com Deus em natureza[2]. Menosprezando a doutrina da Soberania de Deus, muitos nestes dias estão querendo fazer de Deus uma espécie de papai-noel, conseguindo seus pedidos através de suas orações neo-paganizadas.

Assim os cristãos evangélicos precisavam descobrir que são um mini deus e que não deveriam mais pedir mas - Reivindicar, exigir, decretar e determinar. Há inúmeros livros que ensinam como orar de uma maneira errônea, dentre os quais podemos destacar alguns: Oração de Jabes, livros de Kennedy Hagin, Benny Hinn, livros de R.R Soares, Há poder em suas palavras, entre outros.

Certamente ninguém divulgou mais as obras de Kennedy Hagin e ensinou os cristãos evangélicos a orar de uma maneira errada do que o missionário R.R.Soares. No livro do referido missionário - Como tomar posse da bênção, nas paginas 19 e 20 ele afirma: “O cristão não precisa ficar orando, suplicando ao senhor que o cure ou lhe dê prosperidade ou vitória sobre as tentações. Tudo o que tem a fazer é exigir que o mal sai de sua vida, determinando assim a benção.” Resumindo tudo o que aprendi, eu descobri: não precisamos mais pedir: “Só determinar, exigir, ou seja: Tomar posse da benção” p 20( grifo meu). Em outras palavras o missionário R.R Soares está dizendo que você deve evitar ficar se humilhando a Deus “suplicando”, você deve reivindicar seus direitos pois afinal você é deus e deve exigir suas bênçãos.

O missionário R.R. Soares não diz que você é deus, entretanto ele crê nas obras de Kennedy Hagin e seu mentor Hagin diz que o cristão é um deus, todavia acredito que R.R. Soares não irá fazer tal declaração em seus livros pois poderia deixar as pessoas chocadas com tal declaração, mas é o que ele acredita, sendo discípulo de Hagin. Ele usa o verso de 2 Pedro 1.3 na pg. 19 pois sabe que na Bíblia não existe versículos que venham sustentar a idéia que o cristão possa “determinar” ou “reivindicar” suas bênçãos. Porém o texto de 2 Pedro 1.3 no grego não há sustentação de que o cristão deva exigir sua cura. São estes livros que vendem aos milhares e o povo de Deus sem ter discernimento infelizmente absorvem todo este engodo teológico. Mesmo que a Bíblia não ensine estes modismos como – determinar - você continuará acreditando nestes ensinos?

No herético livro que tem por titulo: Há poder em suas palavras, Don Gossett ensina muito positivismo e ensinos da Nova Era disfarçados de mensagem evangélica, como por exemplo, declarar palavras positivas em voz alta (pg 16), ensina algo parecido como Deus ser um mordomo (pg 18) e que você pode reivindicar todos os direitos e privilégios que quiser ( pg 20). Ensinos da Nova Era estão por todas as paginas: “Você possui o que confessa..” ( pg 44). Isto sem contar a oração que faz de Deus o seu sócio na pg 76 onde chega a dizer que: “O Senhor é meu banqueiro nada me faltará”. Segundo os pregadores da teologia da prosperidade dos Estados Unidos, o cristão precisa descobrir esta verdade, ou seja, que suas palavras mudam o mundo espiritual. Não há possibilidades de expor todas as heresias destes livros neste artigo, mas já dá para observar que um cristão em sua sanidade normal deve rejeitar tais obras que infelizmente estão contaminando a milhares de cristãos evangélicos desapercebidos.

Ao verificarmos estes ensinos percebemos a semelhança com as propostas do diabo no Éden é a mesma idéia que é pregada pelas seitas da Nova Era e seitas da mente. Infelizmente milhares de cristãos evangélicos continuaram a comprar livros que contém ensinos de perdição. E o pior quando você apresenta estas declarações que estão contidas nestas obras para livreiros a resposta tem sido: “Meu amado irmão, estes livros vendem o que eu posso fazer?”. Só gostaria de saber se esta vai ser a resposta que proporcionaram ao Senhor Jesus quando eles forem confrontados pelo Deus Todo Poderoso.

Saiba que se insistir em – determinar - você em outras palavras estará dizendo a Deus: “Olha eu sou um mini deus, e o Senhor não sabia que eu tenho direitos?”. E assim o cristão acreditando tem é detentor de direitos, se apresenta arrogantemente ao Deus verdadeiro, acreditando que Ele tem que responder a todas as suas orações, com um “sim”. Isto mostra como a cada dia milhões de cristãos estão dando ouvidos a doutrinas de demônios sem perceber (I Tm 4.1) . Este ensino é uma afronta a doutrina Bíblica da Soberania de Deus, e só Ele quem determina as coisas (Is 14.24) sendo o homem somente um servo e que só pode entrar no reino de Deus por causa da graça de Deus. Alguns cristãos neo pentecostais tentam tecer uma apologia afirmando que o cristão pode – determinar - usando alguns textos, dentre eles, At 19.13 para justificar suas – determinações - entretanto o texto no original grego é - conjurar, implorar - e não - determinar - assim como nos seguintes textos ( Mc 5.7; Mt 26.63; I Ts 5.27).

Eu o desafio a fazer uma oração de abandono a estes ensinos anti-bíblicos e pedir perdão a Deus pelas suas “determinações, exigências e reivindicações”, e orar somente como a Bíblia ensina, ou seja, “Segundo a Sua vontade” como sempre os cristãos verdadeiros fizeram durante os séculos (I Jo 5.14). A Bíblia nos apresenta ensinos que nem sempre o Senhor fará segundo nossa vontade, pois é a vontade Dele que prevalece, e não a nossa. Ele é o Senhor e nós seus servos, sendo assim Ele conhece o que é melhor para nós. Faça isto e verá o amor de Deus sendo derramado em seu coração (Rm 5.5) e sentindo que seu lugar é de um simples cristão alcançado pela infinita graça de Deus, e fazendo isto suas orações serão atendidas dentro da vontade soberana de Deus, servindo a Deus com alegria ( Tg 4:3).
Não aceite que sua vida cristã seja manipulada por falsos ensinos.
“pensar é viver

Marcos Lopez


[1] Fern Nichols e Janet Kobobel Grant. Todo filho precisa de uma mãe que ora. São Paulo - SP: Hagnos, 2003, pgs 70,71.


[2] Hagin, Kenneth E. Zoe: A própria vida de Deus. Rio de janeiro, RJ: Graça editorial, pg. 29.

2 comentários:

A Paz do Senhor Ev. Marcos,

Excelente texto, esclarece e ensina.

Seu conservo,

Prof. Wagner

Muito bom o texto, como essas heresias vão entrando na vida da gente de um modo tão sutil... eu pereço por não conhecer a escritura e nem o poder de Deus, ja dizia Jesus...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites