02/08/2010

Pastoral: Por Que a Igreja é Importante?


Uma verdadeira campanha contra a relevância da igreja tem se estendido de uns tempos para cá. Geralmente quem a aquece e apóia são aqueles “crentes’ que nunca deram certo em lugar nenhum e que agora, travestidos da velha e irritante espiritualidade só de boca, dizem que preferem ser crentes em casa, onde seus olhos santos não precisam contemplar a hipocrisia dos igrejeiros.Esse discurso tão comum é, porém, absolutamente carente de amparo bíblico (e de honestidade!).

Na verdade, à luz das Escrituras, com defeitos e tudo, a igreja deve ser objeto do zelo do povo de Deus que, ao percebê-la eventualmente maculada, deve perseverar na luta por protegê-la e aperfeiçoá-la, já que, conforme a Santa Palavra ensina, essa comunidade é crucial em inúmeros aspectosSurge, então, a inevitável questão: Por que a igreja é tão importante à luz do cristianismo autêntico? Em primeiro lugar, a igreja é extremamente importante porque fornece o contexto em que ocorre cura substancial nos relacionamentos. É na igreja local que pessoas de diferentes idades, origens, etnias, culturas, formações e níveis sociais são convidadas a viver em plena harmonia, formando uma verdadeira família (1Co 1.10; 12.12-27; 2Co 13.11; Gl 3.28; Ef 4.1-3; Fl 1.27; 2.1-4; 4.2,3; 1Pe 3.8).

E essa unidade tem como base a própria obra redentora de Cristo (1Co 10.16,17), de modo que quem atenta contra ela, se levanta, na verdade, contra um dos santos propósitos da cruz (Ef 2.13-19).A importância da igreja também está no fato dela ser o grupo em que o nível de comprometimento do crente dá a medida da sua saúde espiritual. De fato, João mostra como descobrir se alguém está andando na luz. Diz ele: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros…” (1Jo 1.7). Isso é assim porque existe íntima ligação entre Cristo e a igreja, ligação esta em que ela é o “corpo” e ele, a “Cabeça” (Ef 1.22,23; 5.23; Cl 1.24).

Desse modo, é impossível se afastar da igreja sem se afastar de Cristo; e o terrível Saulo descobriu perplexo que era impossível odiar e atacar a igreja sem ao mesmo tempo odiar e perseguir o próprio Senhor (At 9.1-5).A igreja é vital também porque Deus determinou que ela fosse o celeiro onde o cristão pudesse encontrar alimento para crescer espiritualmente. Com efeito, nela o Senhor pôs pessoas com os mais diversos dons (Rm 12.4-8) para que, por meio deles, os santos se tornassem aos poucos semelhantes a Cristo e, maduros, não seguissem ensinos enganadores (Ef 4.11-14). Além disso tudo, a relevância da igreja local é inegável porque ela é a organização responsável pela evangelização (At 13.1-3), pela formação e consagração de ministros da Palavra (1Tm 4.14; 2Tm 2.2) e pela redução do sofrimento dos servos de Cristo que padecem (2Co 9.1,2,12).

Finalmente, a igreja é importante porque é a guardiã da sã doutrina (1Tm 3.14,15). Como protetora de depósito tão precioso, levanta-se contra tudo o que se caracteriza por falsidade e não somente rejeita a fraude como também a desmascara. A verdadeira igreja não dá boas-vindas às constantes novidades doutrinárias que dia após dia aparecem no cenário dito evangélico. Antes, protege o legado que recebeu dos antigos. A velha fé que habitou nos antepassados cristãos de seus membros é a mesma que hoje nestes também habita (2Tm 1.5; 3.14,15), os quais a conservam com zelo sem igual (Gl 1.8,9; 1Tm 1.18,19; 4.16; 6.11-14, 20,21; 2Tm 1.13,14). Diante de tudo isso e de muitas outras coisas que a Bíblia ensina, será que um crente pode mesmo acreditar na falácia de que a igreja é uma “organização” inútil que deve ser evitada? Ora, por favor...

Pr. Marcos Granconato
Soli Deo gloria

1 comentários:

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir com o Filho do Homem e participar da obra comum da nossa criação, deve inteirar-se da fundamentação contida na “Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites