18/09/2010

THE HISTORY CHANNEL e a divulgação do ceticismo - Por Marcos Lopez



The History Channel, tem produzido inúmeros documentários esclarecedores, trazendo cultura e conhecimento em um alto nível para os telespectadores. Concorre diretamente com um outro canal de TV por assinatura, o pioneiro e muito prestigiado canal de documentários, Discovery- Channel.

Ao meio de tantas programações perniciosas da TV aberta no Brasil, que enaltecem o amor livre, sexo antes do casamento, adultério e toda sorte de pecado, uma pequena parte da população pode desfrutar de inúmeros documentários e programação sadia pela TV por assinatura. Entretanto, nem toda programação da TV por assinatura são aceitáveis.

No ano de 2009 conversando com uma mãe que permitia que seu filho de aproximadamente oito anos, ficasse inúmeras horas assistindo – The History Channel e outras programações da TV por assinatura, havia me informado que ele estava se tornando um ateu, devido inúmeros programas que afirmavam que a verdade sobre a criação do mundo e do homem, era a evolução, e não o que diziam as religiões. Nunca havia parado para pensar que documentários falando sobre animais e sobre a natureza poderiam devastar a fé de uma criança de uma maneira tão eficiente. Tive a oportunidade de emprestar aquela mãe documentários que apresentam o criacionismo e refutavam a teoria da evolução, esperando que os resultados possam ser positivos aquela criança.

Estou bem lembrado de que em minha juventude, embora não tivesse acesso a programações de TV por assinatura, e a internet nem existia, procurava saber um pouco de tudo, através de livros, revistas e a televisão. Um livro que marcou grandemente e mudou o meu pensamento sobre nossas origens foi o livro – Eram os deuses astronautas? de Erich Von Daniken. O autor criou uma teoria bem particular de que os extraterrestres visitaram a Terra há milhares de anos, sendo interpretados pelas civilizações do planeta como “deuses”. Em todo o livro Daniken, tenta provar suas teorias com “comprovações irrefutáveis” segundo ele. Uma pessoa que não conhece as contra argumentações de suas idéias, e nem conhece o outro “lado da moeda”, acredita – como eu – que encontrou uma verdade irrefutável.

Há mais de vinte anos não ouvia mais comentários sobre as teorias de Daniken e seus livros continuavam sem expressão entre a juventude brasileira. Entretanto no ano de 2010, suas idéias ressurgem ganhando espaço na mídia. O canal The history Channel – exibiu entre os dias 3 a 8 de agosto de 2010, um documentário chamado - Alienígenas do passado - a série. O primeiro documentário da série – Alienígenas do Passado - ressuscita as idéias de Daniken, e o titulo em português do vídeo é: Carros, deuses e além. São apresentados variados pensadores que também crêem na teoria “dos astronautas do passado”. São variados os apressentadores da série, dentre eles: Giorgio A. Tsoukalds, Robert R. Carbill, David Childress, Philip Coppens, Bill Birnes, Maximillien de Lafayette, Willian bramley, George Noory, etc.

São intelectuais, jornalistas investigativos, pesquisadores de Ufos, livres pensadores, entretanto a teoria - dos astronautas do passado - não é aceita pelos arqueólogos conservadores. Em 1968 foi lançado o livro – Eram os deuses astronautas? do suíço Erick Von Daniken, e agora suas idéias ressurgem como algo cientifico e mérito de crédito. Eu particularmente quase me tornei um ateu ao ler o livro – Eram os deuses astronautas? – nos anos oitenta, mas pela graça de Jesus Cristo fui alcançado pela verdade do Evangelho ( Jo 14.6). O documentário - ALIENIGENAS DO PASSADO – formará opiniões em muitas pessoas e confundirá milhares de pessoas, o nosso dever como cristãos é divulgar a verdade sobre o universo a criação e o por que estamos aqui.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites