05/04/2011

O QUE É A CONFISSÃO POSITIVA? parte 2 (final)


Sobre a questão da tolerância entre os cristãos evangélicos, deve ser observado que as Igrejas cristãs toleram aquele que crê diferente e somos tolerantes, principalmente porque Nosso Senhor Jesus Cristo era uma pessoa tolerante. Segundo o Dicionário Aurélio um dos significados da palavra tolerância seria: Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um individuo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

A palavra, tolerância aparece quatro vezes nas Escrituras, sendo todas no Novo testamento (Mc 6.11; Lc 10.12; 2 Co 11.19 e Ap. 2.20). A última vez que a palavra “tolerância” aparece na Bíblia seria em Ap. 2.20 que diz: “tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.” Nesta passagem o Senhor Jesus não aprova a tolerância que era aplicada na igreja de Tiatira. Era uma tolerância pecaminosa, pois convivia abertamente com a falta de santidade e ensinos falsos. John Stott comenta sobre esta passagem:

Em vista do esplendido registro desta igreja, é triste ler logo mais adiante e descobrir sua transigência moral. Naquele bonito campo permite-se que uma planta venenosa viceje. Naquele corpo saudável um câncer maligno começou a formar-se. Um inimigo está encontrando guarida no meio da comunidade (...) A igreja de Tiatira manifestou amor e fé, serviço e perseverança, mas a santidade não está incluída entre suas qualidades. Ela permite que uma das mulheres da sua comunidade ensine uma ultrajante licenciosidade, e aparentemente não faz nenhuma tentativa de reprimi-la (...) Tiatira tinha amor, mas tolerava um mal, uma profetiza impostora.

O Senhor Jesus não tolera uma igreja sem tolerância, um povo com muito amor mas aberto aos ensinos falsos. A tolerância que é aplicada no mundo é uma tolerância ímpia e pecaminosa, pois convive com o erro e com a falsidade. A sociedade do século XXI pratica uma tolerância que desagrada a Deus, e toleram toda sorte de pecados assim como enaltecem pessoas que praticam variadas imoralidades na mídia. Em um mundo pervertido como o nosso, é muito triste ter que conviver com uma Igreja que em grande parte também é muito tolerante para com os ensinos falsos. Além de aceitar com muita facilidade toda sorte de ensinos perniciosos e prejudiciais, a Igreja Cristã a exemplo da igreja de Tiatira também tolera ensinos que desviam milhares da verdade do evangelho (MT 7.15; 2 Pd 2.1-3; 2 Tm. 4.3,4). E não somente é tolerante para com as doutrinas falsas mas não admite que se pronuncie quem são os hereges de nosso tempo.

1.1 SEUS PRINCIPAIS PROPONENTES
Ao se verificar a história das grandes religiões e seitas percebe-se que praticamente todos os seus fundadores alegam que seus ensinamentos e livros surgiram por revelação de Deus. Para se tornar mais claro podemos citar alguns lideres de religiões mundiais. Os mórmons são um exemplo de uma seita formada por “revelações” de seu líder, o profeta Joseph Smith: Todo homem e mulher tem que ter o certificado de Joseph Smith como passaporte para a entrada na mansão onde estão Deus e Cristo e não pode entrar lá sem o consentimento dele. Outro grupo religioso que alega ser dirigido por direção teocráticas são as Testemunhas de Jeová, onde declaram:”...Isto indica que as testemunhas de Jeová fazem hoje a sua proclamação das boas novas do Reino sob direção e apoio angélicos (Mat. 25.31,32). É visto que nenhuma palavra ou obra de Jeová pode fracassar, por ele ser o Deus todo-poderoso, as nações verão o cumprimento daquilo que estas testemunhas dizem segundo são orientadas desde o céu.”

Outro líder de seita que alega ter recebido revelações para sua missão foi o reverendo Sun Myung Moon, fundador da igreja da Unificação. Um dos documentos da seita declara: “Depois de nove anos de busca e de lutas, a verdade de Deus foi selada em suas mãos (referindo-se a Moon). A partir daquele momento, ele se tornou o conquistador absoluto do Céu e da Terra....o Diabo rendeu-se totalmente aos seus pés, naquele dia, pois se elevara à posição de verdadeiro filho de Deus. A arma para subjugar Satanás então ficou disponível para toda a humanidade. ”
No ano de 610 d.C, aos quarenta anos, Mohammad (sendo mais conhecido no Brasil pelo nome popular de Maomé), enquanto meditava em uma caverna, teria recebido a visita do anjo Gabriel (Jibril em árabe), que lhe revelou o que hoje é conhecido como o Alcorão. Começou a pregar que só havia um único Deus, o Juízo Final e que ele era o derradeiro mensageiro de Deus, o restaurador da religião verdadeira que muito havia desaparecido. Uma das passagens no Alcorão que apresentam que este livro foi escrito por uma suposta revelação seria a seguinte : “Este Alcorão é uma revelação do Senhor dos mundos. Trouxe-o o Espírito Leal, E depositou-o em teu coração para que sejas um dos admoestadores em língua árabe clara.” Todos estes líderes religiosos assim como muitos outros alegam que sua religião e escrituras vieram diretamente da parte de Deus.

Porém muito de seus escritos e atitudes estão em conflito com o Deus bíblico, provando assim que suas obras não são da parte do Espírito Santo e sim provém de homens com toda sutileza de engano (Gal. 1.11; Ef 4.14; 2 Co. 2.17,4.1,2; 11.4; 1Tm. 6.3-5; 2 Tm. 2.18,3.13; Tt 1.11). As alegadas revelações e visões de fundadores de seitas e religiões era esperado como profecia bíblica, pois esta seria uma realidade dos últimos dias que antecedem a vinda de Cristo (MT 7.15; 2 Tm.4.3,4). O que muitos líderes evangélicos e milhões de crentes desconhecem é que a Igreja de Cristo dos últimos dias teria que conviver com muitos falsos pastores, falsos profetas e falsos mestres entre o rebanho de Deus (1Tm 4.1; 2 Tm. 4.3,4; 2 Tss 2.3; 2 Pd 2.1-3). Como as Escrituras não falham o mesmo fenômeno das supostas revelações acontece entre os mais proeminentes líderes da Confissão positiva nos EUA, que também alegaram terem recebido revelações da parte de Deus e assim pretendem autenticar seus ensinos.

Observe algumas de suas declarações:...foi gerado por um fluxo de conhecimento da revelação, do meu coração para o seu coração.
K. Copeland, Prosperity: The Choice, introdução
O próprio Senhor me ensinou sobre prosperidade....recebi isso diretamente do céu. - K. Copeland, The Force of Faith, n. d. , 17
Não ore mais pedindo dinheiro. Você tem autoridade através do meu nome para reivindicar a prosperidade. - K. Hagin, How God Taught Me About Prosperity, 1991, 1.

Oral Roberts declara que seus princípios da - Semente da Fé - e outros temas em seus livros foram revelados diretamente a ele por Jesus Cristo como “nova revelação diretamente da sala do trono de Deus”. ( Oral Roberts, carta apelo de setembro de 1992, 1.).

O conhecimento da revelação foi dado ao irmão Savelle sobrenaturalmente por Deus”. “O Senhor apareceu sobrenaturalmente para mim no meu quarto de hotel... Ele me disse: “Meu povo está em dificuldades financeiras e eu lhe dou a tarefa de ensiná-los a sair delas. (Catálogos de materiais distribuídos em 1985 por Jerry Savelle Ministries, 20 citados pro Bruce Barron em The Health and Wealth Gospel (Downers Grove, IL: InterVarsity, 1987), 120.

Um dos mestres da fé nos EUA, Jerry Savelle afirma que vários outros livros seus foram recebidos “mediante a inspiração do Espírito Santo.”
Estas são algumas das dezenas de declarações de líderes do movimento da fé nos EUA. Todavia outros grupos de cristãos evangélicos conservadores preferem a Bíblia como a única revelação concreta. Estes cristãos preferem ficar com uma cosmovisão semelhante ao do grande reformador Martinho Lutero, quando disse: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."


Obs: este artigo não está conforme as normas da ABNT, pois as ferramentas do site não permitem tal clareza, minhas sinceras desculpas.

Por Marcos lopez 5/04/11

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites