13/06/2011

PERIGOS QUE AMEAÇAM A VERDADE



O que é a verdade? Pôncio Pilatos

“Aquele que diz conhecer a Deus e não obedece os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” I Jo 2.4
“ Vinde agora e raciocinar juntos, diz o Senhor” Is 1.18
“Porque ventos eles planta, tempestades irão colher...” Os. 8.7a

Vivemos neste presente momento uma era conhecida como pós-modernismo. É chamado de pós-modernismo periodo entre o fim da 2ª guerra mundial ( 1939-1945) e o inicio dos anos 50. Designa o estado de cultura após as transformações que afetaram as regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes a partir do final do século XIX.

Junto com o pós modernismo veio o tripé da modernidade
secularismo: É um fenômeno ou um processo por meio do qual o que é espiritual deixa de ter valor para as pessoas

relativismo: Toda verdade é relativa

pluralismo: todas as visões são verdadeiras

TER VISÕES EXATAS DA VERDADE

Em 28 janeiro de 1986 um defeito simples num anel que serve de lacre na nave espacial “Columbia” causou um dano irreparável. Se não dermos valor ao que realmente interessa no cristianismo vamos sofrer danos irreparáveis.

Devemos falar a verdade e com firmeza de causa. Por exemplo as vezes já vi em púlpitos evangelicos pessoas com sinceridade falando inverdades.
Por exemplo: Darwin não se retratou no leito de morte - O dia perdido não é comprovado cientificamente pela Nasa, como alguns crêem. etc

O intuito desta conferencia é dizer a você que não venha a cometer erros semelhantes no que diz respeito a sua vida espiritual.

O cristianismo é intelectualmente perfeito.

O QUE É A VERDADE?
Segundo Aristóteles,a filosofia começa com o desejo natural que todos têm de conhecer a verdade, Todavia, o desejo de conhecer a verdade é uma coisa, mas encontrar a verdade é outra completamente diferente.

A filosofia é desprezível? Não logicamente. A palavra filosofia é composta de duas palavras gregas; phileo “eu amo” , e sofhia “sabedoria”. É interessante observar que phileo significa a espécie e amor que e tem por um amigo. O verdadeiro filósofo ama a sabedoria como se fosse uma amiga muito íntima.

As aparências podem ser enganosas - ilustração do copo . se é tão fácil ter uma percepção errada da verdadeira natureza das coisas físicas, o que dizer da verdade acerca das coisas metafísicas? ( difícil de compreender , sutil, nebuloso).

A VERDADE É RELATIVA?
A visão relativa da verdade ficou profundamente enraizada na mente e no coração das pessoas do nosso tempo, principalmente nos círculos acadêmicos. O pensamento relativista nos influenciou tanto que agora se considera ser a verdade absoluta.

A maioria dos educadores e estudantes considera a verdade obsoleta, não absoluta. Por exemplo a psicologia é um exemplo a que muitas pessoas recorrem mas são varias vertentes desta ciência. Exemplo e um professor de aconselhamento Bíblico ( Pr Jairo Cáceres) que confrontou sua estudante.

A convicção do cristão na verdade absoluta e no Deus da Bíblia normalmente não é tolerada nos círculos intelectuais seculares. Há uma enorme pressão dos colegas, professores para fazerem os cristãos abandonarem suas convicções e aceitar o relativismo

A VERDADE ABSOLUTA É INTOLERANTE?
Imagine que você é um aluno universitário e é sua primeira semana no campus. “tendo em vista que o que é verdadeiro para uma pessoa pode não ser verdadeiro para outra, quantos de vocês acham que devemos ser tolerantes com as convicções religiosas uns dos outros?” Em outras palavras, quantos acreditam que toda verdade religiosa é pessoal e, portanto, relativa?

A parábola hindu e os seis cegos

O pluralismo é a primeira barreira, que faz as pessoas crerem numa verdade absoluta. Para o pluralismo todas as visões são verdadeiras.
Universidades oferecem muitas respostas diferentes às mesmas questões essenciais da vida. A visão pluralista da realidade corrói insidiosamente o cristianismo, que ensina que as concepções não podem ser todas verdadeiras.

Um pode achar que o mundo é azul. Outro pode crer que o mundo é amarelo. Outro ainda que o mundo é preto. Conseqüentemente, as respostas ás questões ultimas da vida terão a cor e a tendência de acordo com o modo que o mundo é visto.

Perguntas como: Deus existe? O que é a verdade? Por que estamos aqui? O que o mal é porque existe se há um Deus amoroso?
Segundo o pluralismo, as respostas a essas perguntas defendem de como se vê o mundo.
O pluralismo é a conclusão lógica de uma visão relativa da verdade.

*Nas universidades hoje professores querem mostrar que você deve ser tolerante para com os outros. Acham que os cristãos fazem discriminação ao afirmarem

* O filosofo Immanuel Kant, do século 18 (1724-1804), estabeleceu a idéia conhecida como o agnoticismo extremado - que, embora saibamos que a realidade existe, o que é a realidade em si (sua essência) não pode conhecer pela razão humana.
* Agnosticismo – significa literalmente “nenhum conhecimento”
* Thomas Henry Huxley inventou o termo em 1869 para demonstrar a atitude filosófica e religiosa daqueles que crêem que não se conhece a realidade ( é o agnosticismo “moderado” ou ceticismo. Aqueles que declaram que não se pode conhecer a realidade são os agnósticos extremados.
* Embora Kant tenha escrito séculos atrás, seus escritos formaram muito da base da filosofia moderna. A maioria dos filósofos que vieram depois de Kant adotaram seu agnosticismo metafísico .
* Mais tarde, alguns argumentaram que se não podemos saber se as idéias se as idéias correspondem à realidade, toda verdade deve ser relativa ao modo individual de nossa mente interpretar a realidade. Disso, o conceito moderno de verdade chamado relativismo ( toda verdade é relativa), no devido tempo, deu origem ao pluralismo ( todas as visões são verdadeiras).

RELATIVISMO E PLURALISMO FAZEM SENTINDO?
O relativismo é mais sutil do que o agnosticismo extremado, porque os relativistas crêem que todas as concepções da realidade são verdadeiras dentro do contexto cultural ou do ambiente do indivíduo.
* Os relativistas não acreditam que haja apenas um mapa verdadeiro, ou cosmovisão, que corresponda de fato à realidade.
* Cosmovisão – é um conjunto de convicções, um modelo que procura explicar toda a realidade, não apenas alguns aspectos dela.
* ilustração do cubo - De acordo com o relativismo, todas as opiniões descrevem a mesma realidade de diferentes perspectivas, pois os diferentes pontos de vista do mesmo objeto podem produzir diferentes resultados.
O cilindro não muda de forma, a diferença está na mente do observador. Por isso, os relativistas crêem que há muitos modos igualmente válidos de ver a mesma realidade. Alguns argumentaram que se não podemos saber se as idéias não correspondem à realidade objetiva, logo jamais podemos estabelecer a verdade de um sistema de pensamento sobre outro. Se não podemos conhecer a realidade, é razoável crer que as reivindicações de verdade no máximo refletem um aspecto diferente da mesma realidade.
Conclusão: Vivemos em uma sociedade que se deixou vencer pela mentira, absorvendo todas idéias que estão na moda. Nós porém devemos continuar sendo intolerantes com a mentira, a Palavra de Deus é a regra para uma vida verdadeira e com contentamento ( Sl 119).

Marcos Lopez – Presidente da Sociedade de Jovens Pensadores Cristãos

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites