13/02/2011

O QUE CHAMAMOS DE ENTRETENIMENTO, PODE SER PECADO!



A Bíblia fala que no período do Anticristo, o Senhor permitirá que a mentira tenha livre curso entre a humanidade que rejeitou a salvação (2 Ts 2: 1-12). Hoje presenciamos que a mentira é algo aceitável entre esta civilização caída e afastada de Deus.

Constantemente somos surpreendidos por livros e filmes de ficção que querem ter status de verídicos e iludem milhões, apresentando fatos históricos que não existem, como por exemplo - O Segredo - Código da Vinci, etc. Às vezes somos surpreendidos com descobertas ditas cientificas que apresentam idéias que mais se assemelham com o esoterismo e misticismo do que com ciência de fato.

Em se tratando de filmes, no dia 22 de novembro de 2008 estava em uma locadora secular, procurando algum bom filme ou algum documentário em meio a tanta perversidade em vídeo, nos dias de hoje. Toda vez que me dirijo a uma locadora, peço discernimento para evitar filmes, e documentários que entristeçam o Espírito Santo. Mas cada vez que vou a uma locadora tenho certeza que Satanás tem conseguido seus objetivos nestes lugares, e até mesmo com os cristãos, ele tem conseguido seduzir para o pecado, através de muitos filmes violentos e sensuais.

Nos últimos anos tenho percebido uma nova estratégia do inimigo de nossas almas, que infelizmente tem alcançado um bom resultado usando homens através da indústria cinematográfica com inúmeros filmes esotéricos e místicos que invadem as locadoras. São dezenas de títulos, como por exemplo: Conversando com Deus, O Segredo, Todos somos um, O Segredo por trás do Segredo, etc. Entre a Igreja Cristã o número de títulos de vídeos considerados “evangélicos” aumenta consideravelmente, mas suas mensagens se assemelham em muito com o esoretismo e o espiritismo.

O vídeo O Fenômeno Lázaro é um documentário evangélico que mais parece com a doutrina espírita do que com a fé cristã. É um documentário duvidoso e relata inúmeros testemunhos de pessoas que morreram clinicamente, mas que voltaram à vida. O filme lembra em muito o antigo livro de Ralph Wilkerson – Vida depois da morte, que mais tarde se tornou um filme. O documentário relata uma ressurreição de um pastor africano que voltou a vida depois de um dia morto, sendo que este líder declara que tem uma mensagem divina para os cristãos, algo típico das seitas.

Há hoje no meio evangélico, alguns pastores que sem nenhum constrangimento apresentam em suas capas de vídeos, logotipos e símbolos que lembram os ensinos de auto-ajuda e outros misticismos, como por exemplo - O Segredo. Estes líderes evangélicos ao agirem assim, contribuem com o engano, ao confundir os evangélicos, afinal, se pastores usam símbolos místicos e esotéricos, deve ser um sinal que merecem credito tais ensinos.

Outros filmes evangélicos que são campeões de vendas, também mais confundem do que edificam. Como estamos em uma sociedade extremamente materialista e consumista, logicamente que esta cosmovisão irá influenciar diretamente a Igreja Cristã atual. Se não bastassem os falsos ensinos que cooperam para que milhões de cristãos não sejam instruídos na verdade, temos agora uma onda de filmes que enaltecem o sucesso em todas as áreas da vida, que estão aliados aos perniciosos ensinos da Confissão Positiva.

É o caso do filme – Desafiando gigantes - que embora seja um filme bem produzido e prenda a atenção dos que o assistem, é um filme que enaltece o sucesso do cristão. A Bíblia não é contra a prosperidade do cristão ou mesmo seu sucesso, todavia, devemos observar que na Palavra de Deus não há promessas financeiras para o cristão. Fala-se tanto de sucesso, mas esta palavra nem aparece no Novo Testamento, sendo que a Palavra do Senhor fala mais em sofrimento do justo do que em vitórias. Não que sejamos a favor de que o cristão não possa ter uma vida tranqüila financeira, ou uma vida vitoriosa, entretanto, devemos ser realistas e entendermos que estamos no mundo e não no céu (Jo 16:33).

Vivemos em uma era onde ensinos como a Soberania de Deus perdeu o sentido para muitas Igrejas Cristãs, e milhares de cristãos são ensinados que o que deve prevalecer é a minha vontade e não a de Deus (1 Jo 5.14). O egocentrismo junto com o materialismo ganha força, sendo que ensinos da historia da igreja com seus mártires, e daqueles que sofreram ou sofrem por amor a Cristo, é algo evitado por milhares de líderes cristãos contemporâneos. Para esta geração o sofrimento não deve ser aceito, mas repudiado, esquecendo-se que o Senhor Deus muitas vezes trabalha na vida do cristão através do sofrimento, e não prometeu somente um mar de rosas pela frente ( Fil. 3;8-10;4:11,12, Rm 12:12.14, Hb 11:35-37, I Pd 2:19;3:14, II Tm 3:12, 1 Cor.15.19).

O filme parece mostrar que através da fé tudo é possível, ou mesmo tendo uma vida mais piedosa tudo irá de “vento em poupa”. Apresenta um deus que parece estar preocupado com jogos de futebol, onde muda até o curso do vento para que um time de futebol com um técnico cristão venha a ganhar o jogo. Será que Deus esta preocupado com os jogos seculares de seus filhos? Logicamente que não existe apoio nas Escrituras, para tal posicionamento dos cristãos. A idéia passada no filme é que se você é um cristão piedoso bênçãos materiais irão começar a surgir.

Tudo isto pode parecer muito belo, mas não é verdade. A verdade é que aqueles que pretendem ter uma vida mais piedosa, ou se esforçar para seguir com mais fidelidade o Senhor padeceram mais tribulações (1 Pd 1:5-10; 1 Pd 3:14,17; 2 Pd 2:18-21).

No filme americano de 2008 – “O Nevoeiro”, apresenta uma religiosa que usa uma Bíblia e começa a convencer as pessoas a permanecerem em um supermercado devido os monstros que se encontram do lado de fora. Aos poucos esta “fanática religiosa”, conforme é apresentado no filme, convence as pessoas que devem sacrificar algumas pessoas para diminuir a ira de Deus. Por fim essa religiosa é morta com dois tiros.

São filmes como este que apresentam a idéia de pessoas que seguem livros religiosos como a Bíblia, por exemplo, podem ser um perigo para a sociedade pós-moderna que não acredita em absolutos. O filme apresenta a idéia de que não devemos confiar em pessoas religiosas, pois podem se tratar de pessoas fanáticas e perigosas. Os religiosos podem ser tão perigosos como alguns terroristas muçulmanos. Esta seria uma lenta preparação para um novo modo de pensar na população mundial, algo que será implementado na era do Anticristo, que convencerá que cristãos devem ser mortos, pois afinal são um perigo para a sociedade.

Nos últimos dez anos os filmes estão cada vez mais violentos, cenas cada vez mais fortes, e os jovens cada vez mais insensíveis a outros seres humanos. Hoje um filme considerado pelos jovens como “bom”, é aquele que mais tiver cenas de violência e tiver muito sangue jorrando. Existem centenas de outros filmes cristãos e não cristãos que são uma poderosa arma de Satanás, para mudanças de pensamentos e cosmovisões. Nós como Igreja do Senhor deveríamos estar alertando os cristãos sobre o perigo embutido naquilo que chamamos de entretenimento. Na verdade o que chamamos de entretenimento, muitas vezes são inúmeros pecados disfarçado de diversão.

Que você possa estar alertando sua família e filhos sobre filmes que não são nem um pouco – entretenimento.

Por Marcos Lopez 9/02/11

3 comentários:

[b][i][red]Prezado irmão A Paz do Senhor Jesus Cristo. Descobri hoje o seu blog e confesso que é muito edificante. Gostaria de saber se existe algum filme que o senhor possa recomendar aos cristãos. Em Cristo,
Josué

bom dia irmao to aos pouco com sabedoria tirando da minha casa estes filmes violento e que tem senas eroticas sabemos que o inimigo ta usando a televisao dvd para desviar a atençao dos nossos filhos para a violeçia e a secxualidade e dificio mais nao e imposivel fica com deus e continue alertando estes novos convertido a caminha a porta estreita porque ela leva ao mestre jesus cristo

Muito boa reflexão. Esclarecedora e coerente.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites